@InProceedings{BertoFern:2016:ExEnDi,
author = "Berto, Gislene Aparecida and Fernandes, Bruno Bacci",
affiliation = "ETEP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Experimentos para o ensino e a divulga{\c{c}}{\~a}o do
conhecimento fotovoltaico",
year = "2016",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
abstract = "O presente trabalho tem criado materiais did{\'a}ticos para
diversas situa{\c{c}}{\~o}es educacionais, de forma que pode ser
adaptado em conte{\'u}dos program{\'a}ticos do ensino
fundamental. Foi realizada a inclus{\~a}o dos conhecimentos
relacionados {\`a} energia fotovoltaica no ensino de jovens em
situa{\c{c}}{\~a}o de vulnerabilidade, mas tamb{\'e}m no modelo
da escola integral e na tradicional (na disciplina de
matem{\'a}tica). O projeto tem obtido novos adeptos e
simpatizantes com o in{\'{\i}}cio das atividades de ensino do
orientador, que v{\^e}m repassando tais informa{\c{c}}{\~o}es a
um maior n{\'u}mero de pessoas. As explana{\c{c}}{\~o}es
presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por
exemplo, os meios de obten{\c{c}}{\~a}o de energia limpa e
renov{\'a}vel, o efeito solar e os conhecimentos necess{\'a}rios
para a implanta{\c{c}}{\~a}o de sistemas fotovoltaicos. Na
inser{\c{c}}{\~a}o do projeto na disciplina de matem{\'a}tica,
o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi
confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de
forma positiva quando questionados se estariam dispostos a
estudarem o tema proposto, mesmo este n{\~a}o sendo parte
obrigat{\'o}ria do curr{\'{\i}}culo. O interesse pelo ambiente
da pesquisa tamb{\'e}m foi confirmado, 64% afirmaram que
gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas {\'a}reas e 100%
gostariam de conhecer os laborat{\'o}rios do INPE. Houve uma
resposta positiva a respeito de consumo energ{\'e}tico, pois
64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79%
conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a
import{\^a}ncia que os alunos deram ao tema, agindo como agentes
multiplicadores. O projeto tamb{\'e}m foi aplicado na
Universidade Braz Cubas, atrav{\'e}s de palestras para alguns de
seus alunos de gradua{\c{c}}{\~a}o, os quais demonstraram
interesse de aplic{\'a}-lo nos projetos desenvolvidos com a
comunidade, podendo estend{\^e}-lo para as escolas de ensino
fundamental e m{\'e}dio de Mogi das cruzes.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
conference-year = "25-26 jul.",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5",
targetfile = "Berto_experimentos.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}